sábado, 30 de julho de 2011

Murça: Dois bombeiros assistidos por inalação de fumo em Palheiros

«Dois bombeiros tiveram que receber assistência por inalação de fumo enquanto combatiam um incêndio em Palheiros, Murça, que, desde as 11.20 horas deste sábado, está a queimar uma área de eucaliptal e mato.

Carlos Silva, comandante operacional distrital, referiu que os dois bombeiros "estão bem" e que apenas receberam assistência devido à inalação de fumo.

O responsável acrescentou ainda que o fogo está "quase resolvido", estando no local 84 bombeiros, 22 viaturas e um helicóptero bombardeiro.

O incêndio tem uma frente activa e está a queimar uma área de mato e eucaliptal.»


in JN online, 30-7-2011

Prisão preventiva para agricultor suspeito de quatro incêndios em Alijó

«O Tribunal de Alijó decretou hoje a prisão preventiva para o agricultor suspeito de ter ateado quatro incêndios em Alijó, disse à Lusa fonte da Polícia Judiciária (PJ).

O suspeito, de 45 anos, foi identificado terça-feira por elementos da secção de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR de Vila Real, e posteriormente detido pela Unidade Local de Investigação Criminal da PJ de Vila Real.

A PJ referiu hoje, em comunicado, que sobre o detido recaem fortes suspeitas de ter ateado, durante os meses de Junho e Julho, quatro incêndios em Pegarinhos, Alijó, que "colocaram em perigo bens patrimoniais alheios de valor elevado, designadamente manchas florestais e habitações".»


(28-7-2011)

terça-feira, 26 de julho de 2011

Alijó: GNR identifica suspeito de atear incêndios no concelho

«A GNR identificou, esta terça-feira, um homem de 45 anos, suspeito de ter ateado "pelo menos" quatro incêndios florestais durante o último mês, no concelho de Alijó.

Segundo informa a GNR em comunicado, o suspeito confessou a autoria de diversos incêndios florestais, indicando como motivo um "distúrbio mental" que o leva a cometer estes actos.

O suspeito, residente em Alijó, foi identificado por elementos da secção de Protecção da Natureza e Ambiente e tem antecedentes criminais por este tipo de crime, tendo já estado detido em Espanha.

A guarda está a averiguar a sua ligação a outros incêndios ocorridos este ano e em anos anteriores, na mesma região.

A GNR participou o caso ao Tribunal e à Polícia Judiciária.»


in JN online, 26-7-2011


sábado, 23 de julho de 2011

Câmara Municipal de Alijó sem site na Internet (post actualizado)





Nota do editor deste blogue:
Algumas horas depois da publicação deste post, o site da Câmara de Alijó ( http://www.cm-alijo.pt/ ) voltou a ficar online.


Imagem in Google

terça-feira, 19 de julho de 2011

Alijó: GNR recebida a tiro por suspeitos que tentavam roubar sucatas

«Um grupo suspeito de assaltar sucatas recebeu a GNR de Alijó a tiro quando foi surpreendido durante um assalto. Os três militares que faziam a patrulha ripostaram, mas os assaltantes conseguiram fugir.

Durante a perseguição, as autoridades conseguiram apenas recuperar o material roubado e três viaturas envolvidas no assalto.

As balas deixaram marcas nas três viaturas que a GNR de Alijó conseguiu apanhar.

No caso de uma carrinha, onde seguia o grupo dos suspeitos e o material roubado, os pneus furaram-se depois de uma troca de tiros com os militares e o dono da sucata assaltada.

E, mesmo assim, os assaltantes conseguiram fugir.

Foi o dono da sucata que chamou a GNR.

Como vive no local apercebeu-se que andava gente no armazém a carregar material e estava pronto para defender a propriedade.

Até porque, já não seria a primeira vez que assaltavam o local à procura de metais especialmente cobre.

As autoridades suspeitam de um grupo de nacionalidade romena.

Dado o valor dos metais, este tipo de crimes é cada vez mais comum.

Desta vez, os suspeitos não conseguiram levar a cabo o assalto até ao fim. Mas o dono da sucata suspeita que serão os mesmos que há pouco tempo lhe furtaram material no valor de dez mil euros.

Por ter havido troca de tiros, o caso foi entregue à Polícia Judiciária.»


in SIC Notícias online, 18-7-2011

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Fernando Pinto de Sousa: Funeral do pai de José Sócrates realiza-se esta terça-feira, em Vilar de Maçada, Alijó

«O pai de José Sócrates morreu, esta tarde, no Hospital de Santo António, no Porto. O ex-primeiro-ministro esteve naquela unidade hospitalar a ver o progenitor, que foi vítima de uma queda, durante o fim-de-semana. O funeral realiza-se terça-feira, às 12 horas, em Vilar de Maçada, Alijó.




Fernando Pinto de Sousa era desenhador de edifícios e sofreu uma queda, no fim da semana passada, ao visitar uma obra. Fonte próxima da família adiantou, à Agência Lusa, que Fernando Pinto de Sousa caiu ao descer uma escada e contraiu um traumatismo craniano.

Deu entrada no Hospital de Santo António, no Porto, durante o fim-de-semana e não resistiu aos ferimentos. Fonte hospitalar confirmou o óbito, sem revelar detalhes.

Fernando Pinto de Sousa nasceu em Vilar de Maçada, Alijó, a 15 de Novembro de 1926. Tinha 84 anos.

Arquitecto de profissão, o pai do ex-primeiro-ministro socialista foi co-fundador do PSD na Covilhã e vereador eleito por aquele partido à Câmara local nas eleições autárquicas de 1985, tendo tomado posse a 3 de Janeiro de 1986.

A 16 de Janeiro do mesmo ano foi nomeado vice-presidente da autarquia, exercendo essas funções até 15 de Janeiro de 1990.

Foi professor do Liceu da Covilhã e, enquanto arquitecto, foi responsável pela colocação da estátua em granito de homenagem a Pêro da Covilhã, localizada na Praça do Município daquela cidade.»


in JN online, 18-7-2011

Vilar de Maçada, Alijó: Fernando Pinto de Sousa, pai de José Sócrates, morreu esta tarde

«O pai de José Sócrates morreu, esta tarde, no Hospital de Santo António, no Porto. O ex-primeiro-ministro esteve naquela unidade hospitalar a ver o progenitor, que foi vítima de uma queda, durante o fim-de-semana.



 
Fernando Pinto de Sousa era desenhador de edifícios e sofreu uma queda, no fim da semana passada, ao visitar uma obra.

Deu entrada no Hospital de Santo António, no Porto, durante o fim-de-semana e não resistiu aos ferimentos. Fonte hospitalar confirmou o óbito, sem revelar detalhes.

Estão por esclarecer, ainda, as causas da morte do pai de José Sócrates.

Fernando Pinto de Sousa nasceu em Vilar de Maçada, Alijó, a 15 de Novembro de 1926. Tinha 84 anos.»


Texto in JN online, 18-7-2011
Imagem in DN online

sábado, 16 de julho de 2011

Pópulo, Alijó: Quatro mortos (familiares e naturais de Sanfins do Douro) em acidente no IP4

«Quatro pessoas morreram este sábado num despiste, seguido de colisão, contra um camião no Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Pópulo, Alijó. Eram familiares e naturais de Sanfins do Douro, Alijó.



Segundo conforme disse testemunha ao JN, cerca das 14.30 horas, um veículo ligeiro da marca Wolkswagen, modelo Polo, entrou em despiste ao quilómetro 120 do IP4, quando seguia no sentido Murça-Vila Real, e foi embater contra um pesado que seguia em sentido contrário.

Devido à violência do embate foi necessário proceder ao desencarceramento de três das vítimas que seguiam no automóvel. Um quarto ocupante foi cuspido no momento da colisão, tendo morrido pouco antes de chegar a ambulância.

Fonte dos bombeiros de Murça disse à Lusa que as vítimas mortais são dois homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos.

O segundo comandante dos bombeiros de Murça, Graciano Gouveia, o condutor do pesado ficou com ferimentos ligeiros e foi transportado para a Unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Graciano Gouveia salientou que o troço onde ocorreu o acidente é um "poucos do itinerário principal que, neste momento, não está em obra". Oitenta por cento do IP4, entre Vila Real e Bragança, vai ser transformado em auto-estrada.

No local estiverem militares da GNR responsáveis pela investigação de acidentes a recolher indícios.

Jorge Oliveira conduzia o seu camião mesmo atrás do outro pesado que foi envolvido no acidente e relatou aos jornalistas um "acidente muito violento e forte".

"Só vi o automóvel a sair da curva aos ziguezagues, a sair da sua faixa de rodagem e a embater com o carro que seguia à minha frente", salientou.

Depois de fechado algumas horas para operações de limpeza e de remoção dos veículos, o IP4 reabriu ao tráfego às 17.30 horas.»


in JN online, 16-7-2011

Alijó: Duzentas assinaturas em Castedo contra eventual encerramento da escola

«Cerca de 200 pessoas de Castedo, Alijó, subscreveram um abaixo-assinado de protesto contra o eventual encerramento da escola básica do primeiro ciclo e a deslocação dos cerca de 20 alunos para o centro escolar da sede de concelho.

No dia das últimas eleições legislativas, as urnas em Castedo abriram duas horas mais tarde, cerca das 10:00, depois de a GNR ter sido obrigada a cortar a corrente de aço que impedia a entrada na Junta de Freguesia e que serviu de protesto contra o encerramento da escola.

O presidente da Junta de Freguesia local, Marco Rodrigues, disse hoje à Agência Lusa que "mais de 200 pessoas já subscreveram uma abaixo-assinado" que na segunda-feira será enviado ao Ministério da Educação e Câmara Municipal.»


Lusa, 15-7-2011

terça-feira, 5 de julho de 2011

Dany Silva, guarda-redes do Murça Sport Clube, morre na véspera de fazer 19 anos

«Dany Silva perdeu a vida num acidente brutal, anteontem, no IP4, em Mirandela, na véspera de completar 19 anos. O jovem conduzia um Renault Clio e teve morte imediata.


- Dany Silva (morto) e José Carvalho (ferido grave) -


Ao seu lado, seguia o amigo José Carvalho, 17 anos, que ficou gravemente ferido e continuava, ao fecho desta edição, em estado crítico no Hospital de Vila Real. Os jovens, ambos de Murça – Dany era guarda-redes no Murça Sport Clube, da Distrital de Vila Real –, regressavam de Rebordelo, Vinhais, após um torneio de futebol em que José participou, na equipa Midoel, que venceu a prova.

Segundo o comandante dos Bombeiros de Mirandela, Carlos Ricardo, a viatura onde seguiam os jovens terá entrado em despiste numa zona de descida acentuada e embateu em dois veículos que viajavam na faixa contrária, junto ao nó de Francos, no IP4. O embate causou ainda três feridos ligeiros.

No local do acidente esteve um grupo de amigos de Dany. "Os dois vinham de um torneio. O Dany só foi assistir", contou Rui Baptista, visivelmente abalado. "Ele fazia anos amanhã [ontem], isto não podia ter acontecido", lamentava outro colega, Paulo Augusto. O choque entre as três viaturas obrigou ao corte do IP4 que só foi reaberto à meia-noite, três horas depois do acidente.»


Texto in CM online, 05-7-2011
Imagem in Google

Jovem de Murça perde a vida em acidente brutal no IP4, em Mirandela

«Um violento acidente que envolveu três automóveis provocou a morte de um jovem de cerca de 20 anos, na noite de ontem, no nó de Franco do IP4, sentido Vila Real-Mirandela, no concelho de Mirandela.

Tudo aconteceu pelas 21h00 e, ao fecho desta edição, os pormenores da colisão ainda não estavam totalmente apurados. Ao que o CM conseguiu saber, um dos condutores perdeu o controlo da viatura quando estaria a realizar uma manobra de ultrapassagem, embatendo, de seguida, num rails.

Outros dois automóveis que seguiam no IP4 acabaram por chocar com o carro despistado. A vítima mortal, residente em Murça, conduzia um dos veículos envolvidos no acidente, que provocou ainda um ferido grave – também um homem, natural de Marco de Canaveses – e mais três ligeiros. Ao local, acorreram os Bombeiros de Mirandela, que transportaram os feridos para o Hospital de Vila Real.

O brutal choque entre as três viaturas obrigou ao corte do IP4, que se mantinha ao fecho desta edição. A circulação seria apenas reposta depois de garantidas as condições de segurança.»


in CM online, 04-7-2011