quarta-feira, 23 de março de 2011

Murça - Informática Sénior para dezenas de idosos de Vilares e Fiolhoso

«A acção de formação de Tecnologias de Informação e Comunicação promovida pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social PALMUS - partilhar Alijó, Murça e Sabrosa, em parceria com o Município de Murça, proporcionou a algumas dezenas de idosos o primeiro contacto com um computador.

A actividade nestas duas freguesias iniciou no passado dia 26 de Outubro de 2010 e terminou a 16 de Março de 2011, sendo as sessões efectuadas nos Salões das Juntas de Freguesia.

Neste programa “Web-itinerante“ estão contidas noções básicas de utilização do computador, introdução ao processador de texto (Word), utilização da internet, criação de e-mail e utilização do Messenger para comunicação vídeo e áudio. Para além do apoio da autarquia murcense, esta iniciativa está a contar com a colaboração de todas as Juntas de Freguesia do concelho.»




Alijó – Detido por caça ilegal

«O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente de Vila Real deteve, no dia 21, em Alijó, um homem de 54 anos, por caça ilegal. A detenção foi efectuada no âmbito de uma acção de fiscalização direccionada para a fiscalização e detecção de caça furtiva naquele concelho. O indivíduo estava a caçar javalis através de métodos não permitidos. Foi constituído arguido, sujeito a Termo de Identidade e Residência e notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Alijó no dia de ontem.»


(22-3-2011)

domingo, 20 de março de 2011

Alijó: Idosa morreu carbonizada no Castedo

«Uma idosa morreu este domingo carbonizada, na sequência de um incêndio que destruiu a habitação onde residia em Castedo, concelho de Alijó. As chamas deflagraram de madrugada.



 
O alerta para o incêndio foi dado pelas 4.15 horas e, quando os bombeiros de Favaios chegaram ao local já encontraram a idosa, com uma idade aproximada dos 80 anos, "já carbonizada na varanda".

"Provavelmente ter-se-à deslocado do quarto para a varanda para pedir ajuda", explicou a fonte dos bombeiros.

A habitação, já antiga e onde a senhora residia sozinha, ficou "completamente destruída".

A GNR e a Policia Judiciária encontram-se no local a recolher indícios, mas segundo informações avançadas pelos vizinhos, não havia electricidade na casa e a idosa utilizava velas.»


in JN online, 20-3-2011
Imagem in Google